quinta-feira, 4 de abril de 2013

Limpeza de Primavera
















A mudança de estação é o momento ideal para fazer uma limpeza a fundo em casa. 






1-      Arejar e organizar
A primavera é o momento ideal para fazer uma limpeza profunda em toda a casa. Começa por abrir bem as janelas de todas as divisões para que haja alguma corrente de ar. Depois, prepara todos os utensílios que vais necessitar (vassouras, esfregonas, panos, esponjas, luvas, escovas, aspirador, etc…) Planifica a limpeza por zonas, começando pelas que não limpas frequentemente, pois são as que mais necessitam. Quando começares, fá-lo pelas zonas mais altas (não te esqueças do cimo dos armários), assim o pó cairá em baixo e será todo recolhido.


2-      Segue o Feng Shui: ordena e elemina tudo o que não uses
O Feng Shui vai buscar a harmonia e o equilíbrio que flui em nosso redor para criar bem estar na nossa vida. A desordem interrompe o fluir correto da energia. Para limpar a casa segundo o Feng Shui deverás eliminar tudo aquilo que já não utilizes. Não deites fora, doa, pois é possível que alguém precise.

3-      Usa produtos naturais
Vinagre, bicarbonato, sal e limão são imprescindíveis para uma limpeza mais ecológica com base em produtos naturais. Têm a vantagem de não contaminar o ambiente. Se optares apenas por produtos com componentes químicos, mais fortes, utiliza-os  seguindo as instruções e não os mistures.

4-      Limpa as paredes  pintadas de baixo até acima
Se tens paredes de pintura lavável, podes limpá-las com sabão neutro e um pouco de lava loiça diluídos em agua. Deves lavar a parede toda de uma vez, pois se parares a meio podes criar uma mancha difícil de eliminar. Escorre bem a esponja antes que começares a limpar. Realiza movimentos ordenados para que nenhuma zona fique sem ser limpa.

5-      Aspira os tetos
Numa limpeza a fundo não te podes esquecer dos tetos. O acessórios do aspirador para limpar tapetes é muito bom para limpá-los. Se quiseres, também podes optar por uma solução mais caseira mas bastante pratica para retirar o pó. Uma vassoura coberta com um pano limpo, ajustado ao cabo com um nó ou fita cola. Aproveita para limpar todos os candeeiros de teto.

6-      Sabão neutro para as portas
O sabão neutro diluído em agua é uma boa solução para deixar impecáveis as portas lacadas. Se têm relevos o melhor é limpá-los com suavidade com a ajuda de uma escova macia. Depois passas um pano com agua limpa. Para ver se não ficaram marcas, olha para a porta em contra luz.

7-      Veste a sala de primavera
Substitui os têxteis de inverno por outros mais ligeiros e frescos. Almofadas e cortinas confecionadas em algodão ou linho  de cores claras fazem a tua sala respirar primavera. Antes de guardares os complementos de inverno, lava-os (na maquina com um programa adequado ao tecido, ou na lavandaria se são muito grandes ou necessitam de limpeza a seco). Guarda-os em bolsas de tecido para que arejem.

8-      Coloca tapetes mais frescos
Retira os tapetes grossos de lã ou pelo, e substitui-os por tapetes mais frescos, como os de fibras vegetais. Assim a casa manter-se-á confortável mas com um aspeto mais estival. Antes de guardares os tapetes de inverno, polvilha-os com bicarbonato e deixa atuar 15 minutos. Depois aspira-os. Ficarão limpas e evitaras os parasitas e os maus cheiros. Se preferires utilizar espuma seca, aplica-a por zonas de 1m2, e quando passar o tempo indicado nas instruções retira com um pano limpo. Guarda os tapetes enrolados, assim não se deformam.

9-      Sem marcas de moveis
O peso dos moveis deixa marcas nos tapetes porque comprime o pelo na zona em que se apoiam. Para levantá-lo  evitar que se notem essas marcas, coloca um cubo de gelo em cima da marca e deixa que se derreta, espera que seque e de seguida passa o aspirador.

10-  Álcool para os interruptores
Com o tempo os interruptores e tomadas da casa tendem a acumular sujidade. Tem cuidado ao limpá-los, não os podes molhar devido  á eletricidade. Limpa-os com um pano húmido e bem escorrido, se ficar alguma mancha retira-a com um algodão molhado num pouco de álcool. Se a sujidade se acumulou atras da tomada, o melhor é retirá-la para poderes limpá-la bem. Neste caso desliga a luz para evitar algum choque.

11-  Limpa vidros caseiro
Para limpares os vidros de toda a casa, quer das janelas, quer das vitrinas e mesas, podes fabricar o teu próprio limpa vidros misturando vinagre e agua. Aplica esta mistura com um pulverizador. Outra opção é juntar á agua um pouco de detergente lava loiça e umas gotas de amoníaco, limpa com um papel de jornal. Não te esqueças de limpar as persianas e os marcos das janelas.

12-  Pavimentos de madeira sem riscos
Se o teu chão é de madeira, passa com uma mopa regularmente e utiliza um pano húmido para eliminar as manchas. Se estiver impermeabilizado podes limpá-lo com uma esfregona bem escorrida. Para eliminar riscos, o melhor é esfregar com palha de aço e de seguida aplicar uma mistura com cera castanha que coincida com a cor da madeira.

13-  Momento para limpar a fundo os sofás
Passa o aspirador a por todo o sofá utilizando o acessório especial para tapetes, insiste nos braços e na parte de trás. Se possível, retira as almofadas do assento e das costas de forma a aspirares o interior. Se descobrires alguma mancha seca elimina-a com amoníaco ou espuma seca. Mas não te esqueças que é mais fácil eliminar as manchas quando se produzem, com um pano húmido. Se derramares algum liquido absorve-o com uma esponja ou com um pano limpo, tenta não alargar a mancha. Se tem nodoas de gordura, aplica pó de talco e esfrega com a ponta dos dedos para penetrar bem, deixa que atue umas horas e escova.

14-  Limpa lâmpadas e plafons
Limpa o pó das lâmpadas e plafons de teto com um espanador. Se têm manchas passa-lhes com uma esponja ou um pano húmido com cuidado, mas assegura-te que estão desligados antes de começares. Se tens candeeiros com vidros ou cristais pendurados, põe umas luvas de algodão, molha os dedos em limpa vidros e um pouco de amoníaco diluído em agua e passa-os por toda a superfície até que esteja completamente limpa.

15-  Renova as plantas
As plantas, para além de decorarem, humedecem o ambiente e algumas variedades purificam o ar. Aproveita a limpeza de primavera para retirar o pó que se aloja nas suas folhas, limpando-as com um pano suave embebido em leite. Junta algumas plantas em flor, da época, para dar um folheto primaveril e natural.

16-  Protege os moveis do sol
Os moveis de madeira sofrem quando a atmosfera é muito seca ou se estão expostos á luz solar. Para os nutrir utiliza uma cera ou um polimento especifico para madeiras. Muda a casa com a chegada do bom tempo, é o momento perfeito para mudar alguns moveis de sitio.

17-  Renova as cortinas
Se tens cortinas grossas, duplas ou muito encorpadas, substitui-as por outras mais ligeiras – de algodão ou linho – e de cores claras. Verás como todas as divisões se enchem de luz. Antes de guardares as outras, verifica se necessitam de algum arranjo (bainhas descosidas, fitas estragadas, etc.). Limpa-as e guarda-as envolvidas em papel de seda. Se as cortinas já forem leves, lava-as na máquina num programa anti rugas e volta a pendura-las ainda húmidas no lugar. Antes limpa o pó do varão.

18-  Cabeceiras sem pó
Podes limpar as cabeceiras de cama de madeira ou metal com o espanador, aproveita para poli-la com um produto adequado se necessário. Se são forrados a tecido, passa o aspirador e retira as manchas com um pouco de amoníaco diluído em agua, mas sem molhar demasiado o tecido.


19-  Prepara a cama para o verão
Da a volta ao colchão. Para evitar os ácaros que se acumulam com o tempo, passa bem o aspirador em todas as dobras, mesmo que o colchão tenha proteção anti ácaros. Lava também as almofadas, podes faze-lo na maquina de lavar roupa, num programa frio e curto se forem de penas, num programa quente se forem de material sintético, mas não torças. Lava num dia de sol e deixa que sequem ao ar livre. Veste a cama de primavera, com lençóis ligeiros e frescos. Muda as almofadas e colcha e terás a sensação de estrear um novo quarto.

20-  Edredons, até para o ano
Para que os edredons não ocupem tanto espaço no armário, enrola-os retirando-lhes bem o ar antes de os colocares numa bolsa (se for de pano, melhor, para que arejem). Verifica se têm manchas. Se têm alguma terás que os lavar; fá-lo á mão.

21-  Lavanda nos armários
A mudança da roupa da estação é o melhor momento para limpar a fundo os roupeiro. Se são de madeira ou lacados limpa-os com um pano bem escorrido com sabão neutro, seca-os de seguida. Deixa-os abertos durante um pouco para evitar restos de humidade e coloca uns saquitos de lavanda que perfumarão e repelem os insetos.

22-  Ordena e limpa os armários da cozinha
A cozinha precisa de ser limpa a fundo com produtos anti gordura.  Para as frentes dos armários basta um pouco de detergente lava loiças, ou de amoníaco diluído em agua; limpa e seca de seguida com um pano suave para que não fiquem manchas. Retira tudo o que tenham no interior e passa com uma esponja com detergente para limpar e desinfetar. Quando estiverem completamente secos volta a colocar tudo de novo. Aproveita para ordenar e colocar `a frente os produtos que tenham a data de validade mais próxima. Também é a ocasião ideal para rever as validades dos medicamentos. Sê ecológica: entrega os caducados na farmácia.

23-  Têxteis de cozinha em ordem
Também é momento de pôr em ordem os panos de cozinha, as pegas as toalhas…Se têm manchas, coloca-os de molho umas horas em agua quente e um pouco de amoníaco, para dissolver as manchas. Depois, lava-os na maquina a 30ºC de temperatura, se necessário junta lixivia especial para tecidos de cor. Se os panos estão velhos, substitui por novos, não são caros e ´´e uma boa forma de renovar a cozinha com novas cores e padrões

24-  Uma casa de banho renovada
Novas toalhas, brancas ou de cores alegres, flores, detalhes aromáticos, velas de fragâncias frescas darão um ar primaveril `a casa de banho. Por falar em ar, é o momento de verificar o ar condicionado e exaustores, muda os filtros.

25-   Cantos
            No chão, é nos cantos que se acumula mais pó e sujidade. Se o aspirador não chega, escova com uma escova pequena para que possas levantar o pó e aspira-o de seguida.

 Fonte: Revista El Mueble