10 regras para manter o peso

 Mantem a forma e evita o temido efeito ioiô.

 

 1. Pequeno-almoço com leite + fruta + hidratos + proteínas

 

É a refeição mais importante do dia. Não o tomar é um grande erro e apenas fará com que petisques demasiado e o teu metabolismo reserve gorduras. Deve ser muito completo: sumo natural ou fruta, lacticínios, hidratos de carbono como o pão ou cereais, e proteínas, como queijo ou fiambre de peru.

2. Come de tudo mas com moderação

Come quatro a cinco vezes por semana, ao almoço, carne magra (peru, coelho e frango). Ingere peixe azul três vezes por semana. Quanto à fruta, come duas a três peças por dia, enquanto os legumes devem ser ingeridos uma a duas vezes por dia. Aposta nas leguminosas uma a duas vezes por semana, são ricas em fibra.

3. Mesmo que não estejas a fazer dieta, evita alguns alimentos

O excesso de comidas preparadas, snacks e bolos industriais é nefasto para a tua saúde. Não abuses dos refrigerantes nem de fast food, não comas fritos e panados. Opta por cozinhar os alimentos na grelha, no forno ou no wok.

4. Escolhe sobremesas saudáveis

Sorvete de fruta, salada de fruta, cremes de iogurte e sumos naturais. Ao jantar prefere uma infusão que ajuda a depurar e a fazer a digestão.

5. Faz lanches

A fruta ou um sumo de fruta natural é uma excelente escolha a meio da manhã ou da tarde. Não petisques snacks ou bolachas.

6. Hidrata o teu corpo

É importante que bebas entre 1,5 L ou 2 L de líquidos, se possível de água. Embora o consumo de vinho tinto seja aconselhado, bebe apenas um copo durante as refeições até quatro vezes por semana.

7. Especiarias, melhor que o sal

Utiliza-as nas saladas juntamente com uma colher de azeite.

8. Exercício, sim por favor

Inscreve-te num ginásio perto de casa ou do trabalho ou, se tes um parque nas redondezas, corre. O difícil são só os primeiros dias, depois o desporto torna-se viciante.

9. Come pão, dá energia

Come pão apenas ao pequeno-almoço e ao almoço mas não o elimines de todo. Muitos estudos deitaram por terra o mito de que o pão engorda. No entanto, não deixa de ser um hidrato, assim, se abusares, acumularás calorias.

10. Kiwi e água em jejum

Come um kiwi assim que te levantares, dar-te-á vitamina C e fibra. Acompanha-o com um copo de água morna para prevenir a prisão de ventre e se lhe juntares cereais integrais vai regular o teu trânsito intestinal em poucos dias.



Três chaves essenciais

1. Come sentada. Quando comes de pé, comes mais.
2. Mastiga devagar e conscientemente. Mastigar 20 vezes cada alimento é o ideal. Mastigar bem ajuda a digerir melhor os alimentos.
3. Observa, cheira e prepara com mimo. Desfrutar da preparação de uma refeição é prazer e costumas-te até a comer menos depois de cozinhar.




Artigo retirado da revista Saber Viver.

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