segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Regresso às aulas – 12 dicas para uma abordagem mais suave

   

Novos horários, roupa nova, livros, cadernos…estas dicas vão ajudar-te a abraçar este novo ano escolar.

Já começámos a preparar o regresso às aulas, cerca de uma semana antes do primeiro dia de escola. Cada ano traz novos desafios, com mudanças de horários e ajustes na rotina familiar. A despreocupação do verão significa que precisamos de um tempo para nos adaptarmos à nova realidade.

Eu tento organizar-me para o primeiro dia de aulas, depois de alguns anos de prática, acho que posso adiantar umas dicas para que tudo corra pelo melhor.
Se os teus filhos estão a começar um novo ano letivo, liga os motores e vamos a isto.

1.      Limpeza aos roupeiros.
Se tens filhos em idade escolar, é certo que cresceram: vai ao roupeiro e gavetas e retira tudo o que já não serve. Guarda se tens filhos mais novos, ou então doa.

2.      Organiza os sapatos
Gosto de ter os sapatos junto da entrada da casa, num armário destinados a sapatos para toda a família, assim evitas o ‘’onde está o outro sapato?’’. Desta forma também incutes o habito de tirar os sapatos à entrada, o que te poupa trabalho e o próprio chão.

3.      Prepara a entrada
Não deixes os miúdos largarem tudo em qualquer lugar. Organiza um local especial para poderem colocar sempre no mesmo lugar tudo o que precisam. Vai demorar algum tempo, mas vai valer a pena.

4.      Organiza as roupas
Este habito pode levar algum tempo a desenvolver, mas os resultados são positivos. Escolhe e separa as roupas e tudo o que vais precisar na noite anterior, assim evitas andar à procura do cinto ou da t-shirt que queres no ultimo minuto.

5.      Afixa o horário
No início do ano letivo é muito provável que haja alteração de horários. Afixar o novo horário num local perto da porta ajuda as crianças e os pais a ajustar-se melhor à nova rotina semanal. Inclui no horário não só as aulas, mas também todas as atividades extra curriculares.

6.      Despensa cheia
Uma despensa bem recheada é uma maravilha. Muitas pessoas continuam a correr para o supermercado nos fins de semana. Mas se tiveres na despensa alguns produtos em quantidade poupas muito tempo. Cereais, manteiga, água, sumos, sacos para o lanche são apenas alguns exemplos.

7.      Arruma e limpa a garagem
Uma garagem organizada ajuda a que tudo se mantenha sobre rodas. Os equipamentos desportivos, capas para a chuva, chapéus de chuva…tudo à mão para poder sair.

8.      Carro atestado
Esta também costumo falhar, mas tenta evitar as filas do abastecimento logo de manhã. As filas são mais longas e o teu tempo é mais curto.

9.      Recados separados
Assim que a escola começa, os recados também. Cria um local para os recados da escola, pode ser um cesto ou um quadro para afixar, assim sabes sempre o que te pedem. Coloca perto  envelopes e caneta para uma resposta rápida.

10.  Organiza os livros
Tal como as roupas, os livros também deixam de servir. A boa notícia é que os livros podem ser facilmente doados ou cedidos. Mantém os que tiverem valor sentimental, mas livra-te dos que já não servem.

11.  Ensina as crianças a pendurar as suas coisas
Esta lição é valiosa para as crianças e tem um grande impacto no teu dia a dia. Um quarto desorganizado, torna-se confuso e perturbador para a própria criança. Ajuda as crianças a pendurar os seus casacos e mochila no lugar.

12.  Kit de primeiros socorros
Faz um kit de primeiros socorros. Muitas vezes as crianças voltam para casa com alguns ‘’dói dóis’’, faz uma caixa com pensos, compressas, spray antissético… vai valer a pena.


Fonte: Houzz

Sem comentários:

Enviar um comentário