domingo, 22 de dezembro de 2013

Azevias de grão




Para 30/40 azevias

Ingredientes:

Recheio
800 gr de grão cozido, escorrido e sem pele
250 gr de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de canela
Casca de limão
1 gema de ovo

Massa
1 kg de farinha sem fermento
200 gr de margarina derretida
Agua morna
1 cálice de aguardente
½ colher de café de sal

Preparação do recheio:
Começa por preparar o recheio, pois deve estar frio quando o colocares na massa.
Num panela coloca o açúcar com a casca de limão , umas gotas de limão e uma colher de sopa água. Deixa o açúcar dissolver. Junta o grão já triturado, a manteiga e a canela. Mistura tudo até formar um creme bem consistente. Retifica os temperos a teu gosto. Por fim junta uma gema de ovo batida e mexe energicamente para não cozer.
Reserva e deixa arrefecer.

Agora a massa
Mistura todos os ingredientes e amassa até que a massa deixe de colar às mãos.
Reserva num recipiente colocado em cima de uma panela com água quente. Este sistema serve para não deixar arrefecer a massa, mas a água não deve ser demasiado quente nem deve estar a tocar na tigela que contem a massa para esta não cozer. Desta forma a massa é fácil de esticar com o rolo.

Faz as azevias
Prepara as azevias. Estende a massa até ficar fininha. Se tudo correu bem nem vais precisar de farinha para a estender. Estará perfeita e não agarrará no rolo nem na bancada. Estica a massa e coloca uma colher de chá de recheio, dobra de forma a que fique ar no interior da azevia, corta com um cortador apropriado. Prepara todas as azevias antes de fritar.

Frita
Frita em óleo quente, vai regulando a temperatura para não ficarem demasiado escuras. Não as deves virar no óleo, frita a parte de cima usando uma colher para regar com o óleo repetidamente.

Depois de fritas
Assim que as fritares passa por uma mistura de açúcar e canela. Coloca-as num tabuleiro forrado com papel absorvente. Não as sobreponhas, para não se amachucarem.

Para a mesa
Já sabes, o sucesso está garantido e a tradição do Natal está à disposição de toda a família.

Sem comentários:

Enviar um comentário