terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Convida os teus filhos a ajudar na cozinha




Sabias que existe uma atividade que podes fazer com os teus filhos que incute a responsabilidade e o sentimento de orgulho. Essa atividade também favorece a prática da matemática. Pois é…tudo isto está ao teu alcance…na cozinha.

As crianças nunca são demasiado novas para aprender.
A minha filha tinha 4 anos quando, em cima de uma cadeira, começou a ajudar, mexe, a junta os ingredientes pré medidos para fazer um bolo, e sim, também parte ovos.

Motiva os teus filhos.
Deixa-os escolher a receita e fazê-la, mostra-te orgulhosa da sua criação. Aproveita para lhes ensinar a qualidade nutritiva de certos alimentos, em detrimento de outros que não são tão benéficos para a saúde. Ajuda-os a medir, a contar e a fazer contas.

Eles podem ajudar.
Quando os convidas para a cozinha, podes sentir algum abrandamento do teu ritmo no início, mas tens que saber esperar, a médio prazo vão ajudar-te a fazer refeições, algumas delas com um forte contributo da sua parte.

Aulas de nutrição.
Ajuda-os a aprender o que é bom para a saúde e o que na realidade parece bom para a saúde mas não é. Fala-lhes das cores, um bom prato tem cores variadas. ensina-os a preparar saladas deliciosas e sopas de legumes.

A apresentação importa.
Ensina os teus filhos a pôr uma mesa bonita, o ambiente também conta para nos sentirmos bem.


Algumas sugestões:

Equipa os teus filhos
Compra aventais para os teus filhos. Para cortarem em segurança devem usar facas de serrilha grossa, quando aprenderem a cortar em segurança, aí sim, passa para uma faca normal.

Deixa-os decidir
Dá um orçamento aos teus filhos, leva-os ao supermercado e deixa-os decidir o que vão fazer para o almoço. Vai ser divertido vê-los ocupados nos preparativos e a fazer contas ao dinheiro disponível. 

Elogia
Todos os cozinheiros gostam de elogios, as crianças não são exceção. Faz perguntas sobre o processo de preparação e deixa-os orgulhosos do seu trabalho.

Prepara-te para os erros
Todos nos enganamos, até os melhores chefs. Quando as crianças cometem erros deves ter uma visão a longo prazo, só aprendem e melhoram com a experiência. Nunca deixes de os incentivar, mesmo quando erram.

Desfruta dos bons momentos que esta partilha te pode dar.


Sem comentários:

Enviar um comentário