quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Natal: organiza tudo para que nada falhe



A organização da casa e o planeamento de tudo relacionado com estas festas (mesa, toalhas, serviços…) ajudarão a facilitar a celebrar umas festas tranquilas e perfeitas. Toma nota:

Prepara tudo com tempo
Com antecedência, planifica bem o espaço. Deves ter em conta o número de pessoas que vais reunir para a ceia e como queres distribuir os teus convidados. Verifica se cabem todos na mesa, abre-a se for extensível e vai simulando o espaço necessário. Se não há lugar para todos recorre a uma mesa de jardim ou cozinha, com uma toalha bonita ninguém notará.

Prevê cadeiras suficientes
Prevê tudo o que necessitas, não tentes desenrascar no próprio dia. Verifica que todos os assentos estão em condições e coloca protetores nas patas para não riscar o chão.

Toalhas e serviços em condições
Uns dias antes da festa, verifica se a toalha que vais usar está em condições. Se tem manchas amarelas coloca-a em água quente com bicarbonato; se é de algodão esfrega suavemente com uma escova com vinagre e limão, deixa secar e lava de seguida. Verifica também se é suficientemente grande (se não é, põe uma toalha de organza por baixo) e se tens guardanapos suficientes para toda a gente. Verifica se precisas lavar o serviço de jantar, de copos  e os talheres. Vê se tens travessas, jarros para a água e outras peças que possas precisar.

Cuidado com os tapetes
Se tens um chão delicado (madeira, mármore…), um bom tapete será útil para o proteger. Mas se no jantar vão estar crianças ou idosos, equaciona retirá-los para evitar possíveis acidentes (tropeções e quedas). Antes de os retirares, passa com o aspirador, enrola-os e guarda-os debaixo de uma cama, onde não se vejam. Se as cadeiras são forradas a tecido, coloca-lhes uma capa ajustada de forma a que não se estraguem com nódoas e sujidade.

Não te esqueças de verificar…

As lâmpadas. Certifica-te que não existe nenhuma fundida. Podes vaporiza-las com um pouco de água de colónia, enquanto apagadas e frias, para que soltem um odor agradável.

Móveis estáveis.  Nenhum deve estar ‘’coxo’’.

Farmácia: Vale mais prevenir…pensos, betadine, algodão, água oxigenada, um termómetro e aspirinas.


Um lugar para os casacos
Nem sempre sabemos o que fazer com os casacos dos convidados, cria espaço num roupeiro, ou improvisa um varão. Disponibiliza cabides e assim evitas que as camas fiquem cheias de casacos amontoados.

Contra as nódoas – atua rapidamente
Para além de tira nódoas, procura ter preparado sumo de limão, sal grosso e pó de talco: são excelentes tira nódoas caseiros.

Casa de banho preparada com tudo
Decora a casa de banho com mimo. Assegura-te que tens em quantidade suficiente sabonete (de preferência liquido) e papel higiénico. Coloca toalhas individuais e cortesia – enroladas num cesto-, um ambientador suave e um arranjo com velas e flores.




BOAS FESTAS

Sem comentários:

Enviar um comentário