sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

15 ideias para mudares a tua casa apenas num fim de semana


Vais ter um fim de semana livre? Queres mudar a tua casa sem grandes obras ou grandes gastos? 
Seguem 15 ideias muito fáceis e com resultados fantásticos. Escolhe as soluções que melhor se adaptam ao teu gosto…e desfruta da tua nova casa!!!

Pinta

A pintura é sempre um bom recurso para alterar o aspeto de uma divisão. Se não queres uma grande alteração que implique também a renovação dos tecidos, opta por uma cor de tinta da mesma gama da que tens atualmente. Para reforçares a alteração recorre a uma técnica de pintura decorativa (aguada, esponjado, etc.) ou atreve-te a pintar uma das paredes numa cor alegre ou mais escura que as restantes paredes. Se pintas de uma cor mais intensa a parede da janela, a cor dessa parede parecerá menos radical, mas diferenciará a divisão e potenciará o exterior.


Papel pintado

Podes destacar uma parede - está na moda - ou todo o quarto. O papel pintado é o recurso perfeito para uma alteração total. É fácil de colocar, existe muita variedade de padrões e alguns são laváveis, também têm a vantagem de esconder os defeitos da parede.



Um rodapé alto de madeira

É muito decorativo e protege a parede. Um rodapé alto é um recurso prático e decorativo para vestir as paredes de qualquer divisão. Se tens crianças, é o recurso perfeito já que as paredes se convertem muitas vezes nos suportes ideais para as suas criações artísticas. Se quiseres, podes fomentar a sua criatividade pintando o rodapé alto de tinta que imita a ardósia. Também podes pintar da cor dos móveis para uma decoração mais integrada, ou então com tinta magnética colorida para poderem afixar os seus melhores desenhos.




Instala molduras no teto

Para além de decorativas, também permitem modificar a perceção que se tem da divisão em causa: equilibram as suas proporções, reforçam o estilo clássico e se o teto é demasiado alto conseguem fazer um efeito de teto mais baixo.



Dá vida nova a um móvel

Não te desfaças de um móvel porque não gostas do acabamento que a sua madeira tem. Podes pintá-lo, decapá-lo ou lacá-lo e assim fica convertido numa peça radicalmente nova. As cores claras são uma aposta segura, o móvel fica mais ‘’leve’’ e integrado na decoração.



Renova as torneiras

É surpreendente como consegues transformar o aspeto da tua casa de banho apenas alterando as torneiras. Podes aproveitar e colocar torneiras que controlam o caudal da água, poupando assim na fartura mensal.


Muda os puxadores

Não subestimes o poder dos pequenos detalhes. Alterar os puxadores é fácil, económico e dá um aspeto novo às portas. Se as pintares, a transformação ficará completa.


Atualiza os armários da cozinha

É fácil fazer uma atualização na cozinha renovando apenas as portas dos armários. Podes substitui-las ou então dar-lhes um novo ar pintando-as ou usando papel pintado, aplicando vinil, usando tecidos (dará um aspeto mais romântico).
Para que a transformação fique completa substitui também os puxadores do armário.
Mais um truque: forra o interior dos armários com papel pintado ou de uma cor suave, dará a sensação que alteraste toda a cozinha.




Renova os sofás
Forra os teus sofás, ficarão como novos. Existem capas já feitas, ou então podes mandar forrar para ficarem com todos os pormenores visíveis. É importante que o tecido seja resistente e de preferência lavável.
Tecidos lisos em tons neutros transmitem serenidade e os estampados, dinamismo. Para que a renovação seja completa escolhe umas almofadas do mesmo tom do sofá, mas com texturas diferentes.


Escolhe um candeeiro marcante

Pretendes que a tua sala de jantar pareça outra sem mudar a mobília? O candeeiro de tecto é o teu melhor aliado. Desde os de design clássico tipo chandelier, os de tecido ou as ultimas novidades de carácter mais escultural. Em todos os casos, o tamanho do candeeiro deve ser proporcional à mesa. Atenção, os candeeiros de cores escuras ocultarão a luz.




Arte em casa

Atreve-te a ser criativa! Se tens uma parede vazia e queres transformá-la num espaço especial, uma composição de quadros ou fotografias é uma boa opção.
A chave está em criar uma uniformização dentro da diversidade para que o resultado final seja harmonioso. A uniformização pode conseguir-se com medidas ou tons parecidos, com molduras do mesmo estilo ou com pass-partou do mesmo tamanho e conteúdos idênticos.
Antes de os pendurar, faz uma simulação no chão para decidires a melhor composição. 
Lembra-te que os quadros mais pequenos devem ficar ais juntos que os grandes, que necessitam de uma distancia maior entre si.





Escolhe umas cortinas com carácter

Altera o padrão, a cor, o tecido ou o sistema para pendurar as cortinas, assim renovas o aspeto da divisão.  Se na decoração da divisão prevalecem os brancos, as cortinas destaca-se pelo padrão ou cor. Se as colocares estampadas, junta alguns elementos à decoração nos tons das cortinas, como almofadas, abatjous, candeeiros…vais ver a diferença!




Reordena a tua estante

Se tens uma estante na sala, vale a pena mantê-la em ordem e decorá-la bem, pois tem um grande impacto na decoração. Ordena os livros por tamanhos, ou se quiseres, pela cor das lombadas. Deixa espaço para juntar pequenos detalhes como velas brancas, que dão um toque de luz, ou pequenos vasos com flores e verde, uma pequena hera fica muito bem. Repete alguns destes detalhes para criares uma certa simetria: dá a sensação de arrumação e ordem, como tal, de serenidade.



Alterações na cozinha

Renova os têxteis, as loiças ou os copos, ajudar-te-á a dar um novo ar à cozinha com um esforço mínimo. Aproveita o espaço entre a bancada e os armários altos para colocares uma barra de pendurar. Assim terás os utensílios de cozinha à mão. Muda as plantas, se optares por ervas aromáticas perfumarão a cozinha de forma natural e servirão de tempero para os teus pratos.


Vais aproveitar alguma destas propostas? 

Fonte: El mueble.com
Fotos: Pinterest