sábado, 22 de fevereiro de 2014

Organiza-te: 5 maneira de manter os brinquedos arrumados

Arrumação e uma boa estratégia de organização é tudo o que precisas para que as tuas crianças mantenham os seus espaços limpos e arrumados.
  
Arrumar o quarto dos teus filhos não te faz sentir que estás a desperdiçar o teu tempo? Trinta minutos depois de o teres arrumado e limpo está num turbilhão de brinquedos, livros e roupas. Em vez de limpares e arrumares a desordem constantemente, segue estas cinco dicas para manter a ordem e ao mesmo tempo incentivar os teus filhos a arrumar tudo.

Organizar por atividade
Antes de comprares algum tipo de produto para organizar o quarto do teu filho, faz um inventário de tudo o que o teu filho tem e começa a classificar. Separa os brinquedos e livros em três categorias: a manter, a doar e a deitar fora. De seguida arruma por tipo de atividade (Legos, jogos, puzzles…) deste modo é possível definires que tipo de sistema de arrumação vais precisar para guardares os brinquedos e livros dos teus filhos.


Se tiveres espaço suficiente, podes dividir o quarto de acordo com as atividades das crianças, assim simplificas o processo de organização. Cria um canto de leitura, com livros e um puf, uma mesa…bonecas e cozinhas, ou carros, pistas e camiões noutro canto…

Se os teus filhos tiverem idade suficiente devem ajudar. É uma excelente maneira de os ensinares a manter o seu espaço limpo e arrumado.

Um lugar para tudo
Se estiveres a arrumar verticalmente, usando prateleiras, coloca os brinquedos que menos usa no topo, o que é muito usado deve estar na parte inferior. Se tens de usar a mesma estante para crianças de idades diferentes, os mais pequenos devem ter as suas coisas em baixo e os maiores em cima. Certifica-te que a estante é segura, se for necessário fixa-a á parede.



Incorpora caixas, cestos e outras formas de arrumação nas prateleiras para arrumares os objetos mais pequenos. As nossas crianças têm um número enorme de brinquedos e peças pequeninos que facilmente se perdem ou saem de controlo. Mede as prateleiras antes de comprares caixas ou cestos, de forma a que encaixem na perfeição.
No quarto coloca também um cabide, é excelente para pendurarem as mochilas e casacos quando chegam a casa.


Etiqueta, etiqueta, etiqueta
Mantém tudo o mais simples possível, rotulando claramente onde pertence cada coisa. Assim, com caixas, prateleiras e gavetas rotuladas, incentivas os teus filhos a colocar as coisas nos seus lugares.
Certifica-te que o espaço onde as crianças brincam está limpo e desimpedido. Assim as brincadeiras são mais seguras e confortáveis. Desta forma também facilitas a limpeza. Encontrar brinquedos perdidos também deixa de ser uma tarefa árdua.


Atenção ao conforto (com estilo)
Mesmo que queiras manter o espaço onde o teu filho brinca clean, tenho a certeza que não o queres estéril. Junta-lhe cor e textura para o tornares confortável. Escolhe um chão que seja confortável e fácil de limpar. Uma carpete resistente a manchas é sempre uma boa escolha, mas tapetes de jogos acolchoados ou tapetes em chão de madeira funcionam sempre muito bem. Um tapete de jogos tabém proporciona ao teu filho uma excelente área para brincar.
Deixa livre o máximo de superfície no chão, as crianças querem brincar. Um espaço aberto significa um local mais seguro para brincar e menos coisas para sujar ou estragar.
Quadros magnéticos brancos proporcionam ás crianças a possibilidade de serem criativos. São fáceis de limpar, poupam papel e sendo magnéticos podem facilmente expor o que mais gostam.


Sistema de limpeza e arrumação
Encoraja os teus filhos a limpar como parte das suas tarefas diárias. Ajuda-os a manter tudo limpo e arrumado. Cria um quadro para que se lembrem onde devem guardar os seus brinquedos no final de cada dia de brincadeira.


Coloca em vários sítios da tua casa cestos onde os teus filos possam arrumar os brinquedos de uma forma rápida e fácil. Depois podes levá-los facilmente para os seus quartos

Fonte: Houzz.com
Fotos: Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário