Aproveita as janelas e ganha espaço

Na cozinha, no quarto, no corredor…onde estiver uma janela podes criar o móvel que precisas. De seguida lê as melhores sugestões.

Um móvel para sapatos no quarto
Com um móvel de 20-35cm de profundidade podes colocar em ordem os teus sapatos. Por baixo da janela é o sítio ideal para planificares vários módulos de armário à medida, com sítios diferentes uns para os acessórios e para a roupa interior outros para guardares os sapatos.


Notas decorativas na tua janela
Uma fileira de plantas, um candeeiro, umas flores… O parapeito da janela pode ser convertido no espaço ideal para dares a nota final na tua decoração. Como nos países nórdicos, decora dentro e fora.

Camas na luz
Podes aproveitar o espaço debaixo da janela para colocar a cama. Se a tua janela começa numa altura de cerca de 70cm. Aproveita o espaço inferior para colocar a cama.

Boas vistas e canto de arrumação
Uma janela situada entre pilares é o espaço ideal para criar uma zona de leitura. Em vez de uma cadeira ou sofá, aproveita e coloca um banco feito à medida. Assim, ganhas lugares sentados, uma zona de arrumação extra e boas vistas. Um banco cómodo deve ter cerca de 45cm de altura. Não te esqueças que as almofadas que usares para o tornar confortável também o fazem ganhar altura.


O parapeito que faz de prateleira
Se tens muitos livros em casa, aproveita todos os espaços disponíveis. O parapeito da janela pode converter-se numa pequena estante complementar, pois os livros pequenos apenas precisam de um espaço com cerca de 20cm de profundidade. É preferível usares este espaço se a janela for de correr, assim podes abri-la sem que os livros interfiram.

Para desfrutares as vistas
Se quiseres aproveitar as vistas de uma janela, podes equipa-la com um banco feito à medida. Na parte superior coloca cochins e almofadas para que se torne confortável. Na parte de baixo aproveita para guardar com cestos ou caixas. Se fizeres o banco aberto torna-se mais ligeiro e económico, se o planificares fechado ganhas a sensação de arrumação e ordem.


Uma zona de estudo luminosa
Para estudar, não há nada melhor do que luz natural, assim, é recomendável planificá-la por baixo da janela. Para regulares a entrada de luz, coloca  estores na janela. Podes complementar com prateleiras na parede. Opta por uma cadeira com rodas apenas se tens espaço para a deslocar.


Um prático tapa-aquecimento central
O radiador do aquecimento fica melhor debaixo da janela, pois distribui melhor o ar quente graças á corrente de ar que se gera. Se o tapares, para além do esconderes, ganhas uma prateleira. Assegura-te que se pode abrir para que possas acede ao radiador, e que tem ventilação suficiente para não afetar a efetividade do aquecimento.



Um banco corrido para a zona de refeições
Comer com luz natural é saudável e relaxante. Assim sendo é interessante situar a zona de refeições junto a uma janela. Debaixo da janela podes colocar um banco corrido e assim ganhas assentos. Assegura-te que cada lugar tem mais ou menos uma largura de 50cm. Para compensar a presença do banco escolhe uma mesa e cadeiras ligeiras. Outro fator a ter em consideração é que o assento do banco deve estar alinhado com a mesa.



Fonte: El Mueble
Fotos: Pinterest


Mensagens populares