sábado, 12 de julho de 2014

Organiza os teus papeis: truques fáceis e … bonitos



Faturas, contratos, contas…Os documentos devem ser guardados entre 1 a 4 anos. Guarda num único local e organiza por temas. Mas fá-lo da maneira mais decorativa.

Um sítio para cada coisa
Destina um armário ou um espaço na estante para guardares faturas e documentos. Para evitares que se acumulem por toda a casa, o ideal é reuni-los num único móvel e seres constante na sua arrumação. Estabelece um dia por semana para organizares a correspondência e guardar os recibos, usa pastas arquivadoras ou dossiers para os agrupares por tema.
Em cima: Coloca o que usas poucas vezes como álbuns de fotografias, livros de viagens ou caixas.
Ao meio: Guarda as pastas com os documentos já arquivados (banco, trabalho, médicos…).
Em baixo: A papelada a tratar e as faturas por arquivar. Assim tens tudo disponível para consultar e tratar.
Em gavetas e armários: Guarda em zonas fechadas os documentos importantes como as escrituras e contratos.



Tudo com uma etiqueta
Escolhe pastas arquivadoras todas iguais, para que visualmente fique tudo mais arrumado. Para saber que papeis guardas em cada uma  coloca etiquetas. Podes fazê-las em cartão ou cartolina e decorá-las a teu gosto.

Reduz: Digitaliza os documentos e usa a internet
Podes consultar o extrato do banco on line, assim como algumas faturas e recibos. Assim, reduzes o número de papeis em casa e contribuis para um ambiente melhor.
Guarda uma cópia digital dos documentos que consultas on line, pelo menos durante uns tempos. Cria pastas no computador, ordena-as por tema e ano, podes fazer uma cópia de segurança num CD.
Usa o scanner para digitalizares os documentos que ainda recebes em papel, assim reduzes o volume de papeis em casa.


Não guardes tudo
Assim que recebes uma fatura no correio deita fora o envelope e a publicidade que contém. Assim reduzirás a pilha de papeis.

Papeis em ordem em 3 passos
Um bom sistema de arquivo evita que os papeis se acumulem:
Um quadro: Para os assuntos em curso. Coloca-o num sítio visível para que não te esqueças de pagar nenhuma conta ou da consulta que marcaste.

Arquivadores: Assim que tiveres a conta paga, guarda os documentos mais recentes (últimos 12 meses) num arquivador. Coloca-o numa prateleira de fácil acesso para que coloques os novos documentos com facilidade.

Etiqueta por temas: Usa etiquetas por temas para colocares nas pastas (escola, banco, médico, casa…). Se têm separadores interiores tudo fica mais organizado, se as pastas são todas iguais o resultado decorativo é melhor.
Fotos: Pinterest

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