Segredos para organizar a cozinha


O grande segredo para conseguires manter a cozinha arrumada é:  guarda apenas o que realmente precisas.

Ter menos tem grandes vantagens:
É mais fácil ter tudo arrumado e disponível
É mais fácil limpar
É mais higiénico, pois tens menos locais onde a sujidade, a humidade e as bactérias se podem acumular.

Pelo menos uma vez por ano, é boa ideia esvaziares todos os armários e gavetas da cozinha e verificares o seu conteúdo.Deves questionar: Há quanto tempo não uso? Está em bom estado? Serve-me para cozinhar de forma saudável?

Quando ficares apenas com o essencial, que vais fazer com o que sobra?

  • Podes vender. Pequenos eletrodomésticos, panelas e todo o tipo de objetos de cozinha podem ser vendidos com alguma facilidade se os colocares a bom preço.
  • Podes oferecer, a amigas que precisem.
  • Podes doar a quem precisa ou à paróquia perto de tua casa.
  • O que estiver em mau estado, o melhor é deitares no lixo.

E agora que ficaste apenas com o essencial tem em mente duas ideias fundamentais:
   Guarda cada coisa onde a utilizares.
   O que mais usas, sempre à mão

Guarda cada coisa onde a utilizares

Espaço de refeições
Se fizeres as refeições na sala, o melhor é teres os pratos, talheres, copos, travessas, e outros num aparador junto à zona de refeições. Assim poupas deslocações à cozinha quando pões a mesa ou quando precisas de alguma coisa. Se a zona de refeições é na cozinha, então o melhor lugar para os pratos e talheres e restantes elementos é junto da mesa.

Despensa
O mais prático é que a despensa (pode ser um armário) esteja perto do frigorífico e também da zona de preparação dos alimentos. Os alimentos têm uma importância enorme na nossa saúde, como tal  deves guarda-los num local limpo e organizado. Nunca guardes no mesmo local alimentos e produtos de limpeza.


Espaço de preparação
O melhor lugar para preparares os alimentos é perto do lava loiça. Os utensílios que usas na sua preparação (tábuas de corte, facas, etc…)convém que estejam todos apenas  num local.



Espaço de elaboração
Este é o lugar certo para guardares por perto as panelas, tachos, utensílios de cozinha e tudo o que necessitares para cozinhar.

O que mais usas sempre à mão…
O inverso também se aplica: o que usas pouco, podes guardar nos sítios menos acessíveis.
O que usas menos: uma panela que usas apenas no Natal, até pode ser guardada fora da cozinha. Torna-se mais prático envolve-la em papel ou num pano limpo, coloca-la numa caixa e guardá-la num armário ou lugar da casa que tenhas destinado a objetos  necessários mas de pouco uso.
O que usas mais, mas mesmo assim com pouca frequência, podem ser colocadas nos armários menos acessíveis da cozinha – os mais altos e os mais baixos. Uma dica: coloca as peças mais pesadas nos armários de baixo, as mais leves, nos mais altos.
As panelas e utensílios que usas diariamente devem estar bem organizados e muito, muito à mão, isto é, nas gavetas e armários que podes aceder sem necessidade de fazer grandes esforços para lá chegar. Na bancada não deves colocar mais que duas ou três coisas, pois fica facilmente desarrumado e torna-se mais difícil de limpar.

Organizar o frigorífico
O frigorífico merece uma atenção especial. A melhor solução: compra uma boa quantidade de recipientes de vidro (é mais saudável e ecológico que o plástico) de dois ou três tamanhos – pequeno, médio e grande. Não uses sacos de plástico. Este sistema torna-se excelente porque:

Mantém tudo arrumado e organizado visualmente.
Tudo estará à vista, com um só olhar consegues localizar muito facilmente o que procuras
Alimentos com validades curtas devem ser mantidos tapados. Se pretendes guardar peixe ou carne deves colocar uma rede por baixo de forma a que os líquidos que libertam não entrem em contacto com o alimento.

Organizar as gavetas dos utensílios
É normal que as gavetas tenham separadores, algumas já os têm e origem mas nem sempre se adaptam às tuas necessidades. Para que tudo fique organizado, vale a pena dedicar umas horas a pensar bem no que tens, no que mais usas e como será mais fácil a sua arrumação.
Revê a posição dos separadores se for possível para que se tornem mais práticos.


Organizar as gavetas ou armário das panelas e tachos
Panelas, woks e tachos devem ser guardados em grandes gavetões. Mas não te esqueças de te desfazeres do que não usas. Um exemplo muito comum é comprares um tacho novo porque o anterior está estragado, no entanto na hora de guardar ficas com o novo e com o antigo. Ter uma pilha de tachos em que apenas usas uns poucos é mais habitual do que julgas. O melhor é deitar fora os estragados. Convém comprar sempre artigos de qualidade (panelas e tachos de aço inoxidável, sertãs e Woks de ferro) pois duram mais.



Que parte da tua cozinha de custa mais a por em ordem? Tens outras soluções que possam ajudar as outras leitoras?

Mensagens populares